sexta-feira, 18 de junho de 2010

Fases da Machado de Assis

FRASES DE MACHADO DE ASSIS




A vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal. Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar. Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O Diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento. Não é amigo aquele que alardeia a amizade: é traficante; a amizade sente-se, não se diz.
O dinheiro não traz felicidade — para quem não sabe o que fazer com ele.

Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito.

Não te irrites se te pagarem mal um benefício; antes cair das nuvens que de um terceiro andar.

É melhor, muito melhor, contentar-se com a realidade; se ela não é tão brilhante como os sonhos, tem pelo menos a vantagem de existir.

SAUDADE.
Por que sinto falta de você? Por que está saudade?
Eu não te vejo mas imagino suas expressões, sua voz teu cheiro.
Sua amizade me faz sonhar com um carinho,
Um caminhar, a luz da lua, a beira mar.
Saudade este sentimento de vazio que me tira o sono
me fazendo sentir num triste abandono, é amizade eu sei, será amor talvez...
Só não quero perder sua amizade, esta amizade...
Que me fortalece me enobrece por ter você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário